Georreferenciamento

Os profissionais possuem todas as ferramentas para fazer o georreferenciamento da sua área agrícola

Georreferenciamento √© um instrumento adotado pelo INCRA como uma forma de¬† padronizar a identifica√ß√£o de im√≥vel rural. Ele √© feito por meio de um processo de reconhecimento das coordenadas geogr√°ficas do local, a partir da utiliza√ß√£o de mapas ou imagens. O processo √© feito por meio do levantamento topogr√°fico para definir as caracter√≠sticas referentes √† dimens√£o¬† e localiza√ß√£o da propriedade.¬† Pelo processo de georreferenciamento cada im√≥vel tem definido quais s√£o os seus limites, caracter√≠sticas e confronta√ß√£o. Essas defini√ß√Ķes s√£o feitas por meio da descri√ß√£o das coordenadas dos v√©rtices limitantes referenciadas no Sistema Geod√©sico Brasileiro.

Por que fazer o Georreferenciamento
O georreferenciamento tem como principal finalidade o levantamento das caracter√≠sticas do im√≥vel. No entanto, para que essa determina√ß√£o seja feita de forma padronizada, adotou-se uma metodologia oficial e padr√£o, exigida para todos os propriet√°rios de im√≥veis rurais. O INCRA¬† determina que qualquer im√≥vel rural, seja ele p√ļblico ou privado, deve ser georreferenciado. O decreto 4.449 de 2002 que oficializou a lei 5.868 de 1972 acarretou na exig√™ncia do georreferenciamento de im√≥veis rurais. O mesmo decreto definiu que todo im√≥vel rural deve ser georreferenciado em at√© dez anos, dependendo do tamanho da propriedade. Caso a propriedade n√£o seja georreferenciada, o propriet√°rio fica impedido de atualizar a sua rela√ß√£o com o cart√≥rio e o cadastro do local.

Vantagens do Georreferenciamento
Além da questão burocrática para regulamentação da propriedade rural, o georreferenciamento de um imóvel proporciona, por consequência, algumas outras vantagens:

Valorização da propriedade no mercado:
Um imóvel que esteja de acordo com a exigência do processo de georreferenciamento tem por consequência maior valorização no mercado. Essa valorização acontece porque o imóvel georreferenciado está mais apto para ser comercializado sem empecilhos no processo. O perfil de compradores nacionais e estrangeiros é de dar preferência para imóveis que já possuem a documentação da propriedade regulamentada.

Possibilidade de Financiamento
Dados corretos geram segurança para o setor financeiro e bancário, por isso, o não cumprimento dessa exigência pode se tornar de fato um que dificulte a concessão de financiamento. Alguns bancos brasileiros já adotaram o georreferenciamento como uma exigência para o processo de financiamento.

Quem pode fazer o Georreferenciamento
De acordo com a Legisla√ß√£o vigente, somente os profissionais registrados no CONFEA/CREA podem realizar esse servi√ßo. Esse profissional necessita tamb√©m de atribui√ß√Ķes de Georreferenciamento em sua forma√ß√£o.